Fonte: Agência Brasília

Sobradinho-DF

Localizado a 22 km de Brasília, Sobradinho foi a quinta Região Administrativa do Distrito Federal. É a única região do DF situada em uma serra, o que lhe confere um ar peculiar. A geografia de Sobradinho é convidativa, com muitos morros, vales, chapadas, matas de cerrado e cachoeiras, o que faz da localidade um ótimo lugar para se praticar o ecoturismo, atividades de aventura e eco esportivas, como mountain bike, rapel e trekking. As diversas trilhas encontradas na região levam o visitante a desbravar lugares como o Lago Oeste, a Chapada da Contagem e a Rebio da Contagem.

Em sua área rural é possível visitar as fazendas, andar a cavalo, nadar em rios, passear ao ar livre, pescar e saborear as delícias gastronômicas dos restaurantes instalados no meio do cerrado.  Destaque também para a Rota do Cavalo, que agrega em seu trajeto lazer, gastronomia e atividades equestres, além de ser reconhecida pela criação de cavalos Manga Larga.

Sobradinho recebeu a denominação de Cidade Arte, por sediar um celeiro de artistas plásticos que se destacaram na década de 90 pela arte urbana. A região ainda é palco de diversas expressões culturais nacionais, como o Tambor de Crioula do Maranhão, o Bumba Meu Boi e o famoso Boi do Seu Teodoro. Entre as feiras mais famosas estão a Feira da Lua, a Feira da Igreja, a Feira do Padre e o Empório Lago Oeste.