Fonte: Agência Brasília

Lago Norte-DF

Localizada em Brasília, a Região Administrativa do Lago Norte surgiu como uma área residencial para a segunda geração de trabalhadores da capital, formado por pessoas que vieram de outros estados do país para trabalhar em órgãos da União. É um dos bairros mais nobres da capital federal, com shoppings, restaurantes, vida noturna, lazer e comércios dos mais diversos. Com baixa densidade demográfica, a península é detentora de uma vasta área verde às margens do Lago Paranoá.

A prainha do Lago Norte é um ponto de encontro, além de palco para eventos esportivos, de lazer e culturais. O Centro de Lazer e Cultura do Lago Norte, próximo à ponte do Bragueto, possui equipamentos culturais à disposição da comunidade, como anfiteatro, pistas de skate, praça de alimentação, duchas, parques infantis, espaço cultural e um ancoradouro com 20 metros de profundidade para prática de esportes náuticos.

O Lago Norte possui uma grande área da Chapada da Contagem, a Serrinha do Paranoá, com cerrado nativo e dezenas de nascentes de águas cristalinas que formam córregos. No local são desenvolvidos projetos de sustentabilidade e reflorestamento, onde o visitante tem à disposição trilhas ecológicas sinalizadas para a prática de mountain bike e trekking.