Reportagem | Barbara Link, blog Descoberta Barbaras

Acho que uns dez amigos já tinham dito: “Babi, você tem que conhecer EcoBocaina! Lá tem tudo que você gosta. Tem cachoeira, mirantes com vista 360 e trilhas belíssimas

Agora eu entendo o motivo de tanta insistência. É tudo verdade. EcoBocaina é um destino ideal para quem quer sair da rotina urbana e se desconectar em meio à natureza. Perfeito para grupos de amigos, casais e famílias que querem algo diferente para fazer num fim de semana perto de Brasília.

Preservado desde 1987, o EcoBocaina Ecoturismo e Turismo de Aventura é um parque ecológico em Formosa que possui cachoeiras de água mineral, mirantes com uma vista incrível para a Serra Geral do Paranã e com fauna e flora do cerrado diversificadas. Você pode alugar casa, descer de parapente, rapel e fazer trilhas.

Opções de trilhas

O EcoBocaina possui 04 opções de trilha para você escolher a melhor opção para você e seus amigos. Lembrando que qualquer atividade lá tem que ser agendada pelos telefones (61) 99842 5858 (Vivo) / (61) 98119 6550 (Oi) / (61) 99100 0635 (Oi) . Até porque eles têm um esquema de segurança muito bacana e limite de pessoas para não degradar o parque.

Trilha dos Mirantes: 3km o percurso dá acesso ao Mirante do Abismo, Mirante da Pedra, Pico 360, Muro colonial e Mirante da Ducha. Esta não precisa de guia.  Dura aproximadamente 2 horas. 10 reais por pessoa.


Trilha Encontro das águas: 
2,5km o percurso dá acesso ao Poço da pedra verde, Poço dos Gringos, Queda da Peroba Rosa, Cachoeira dos Reis Magos e Cachoeira da Palmeira. Precisa de guia. Custa 35 reais por pessoa e dura aproximadamente 2 horas.

Desafio do Camaleão: 4km o percurso dá acesso ao Mirante do Camaleão, Cachoeira Reis Magos, Cachoeira Palmeira, Poço dos Gringos e Mirante da Ducha. Não precisa de guia. Dura aproximadamente 4 horas e custa 35 reais por pessoa.


Desafio da Bocaina: 
8km de percurso, dá acesso ao Mirante do Abismo, Mirante da Pedra, Pico 360, Muro colonial, Poços do Noel Guia, Poço dos Gringos, Cachoeira da Palmeira, Cachoeira dos Reis Magos, Mirante do Camaleão e Mirante da Ducha. Essa foi a que eu fiz. A subida é punk pra caramba!!!! Dura aproximadamente 5h30 e custa 35 reais. Precisa de guia!

Vi algumas pessoas sedentárias indo nesta, mas não recomendo muito não. A subidinha final exige muito. Quem não estiver com o fôlego em dia vai precisar parar muitas vezes ao longo da subida, mas dá.

Outras atividades

A EcoBocaina tem parceria com vários grupos de rapel, canionismo, voo de parapente. Todas as atividades tem que ser agendadas com antecedência.

Cachoeirismo (rapel na cachoeira): Essa atividade é uma experiência única, descer com a técnica de rapel em 40m de cachoeira é incrível, essa atividade é operada por equipes parceiras do EcoBocaina que oferecem um serviço seguro e de qualidade.

Voo duplo de parapente:  Já imaginou voar com os pássaros? Com o voo duplo de parapente você  pode, o voo é feito na rampa de voo livre do Paranã, vizinha do EcoBocaina, e operada por instrutor capacitado para o voo duplo, escolha o dia e venha curtir essa experiência única.

Aluguel de Casa

A maior parte dos visitantes só vai para passar o dia mesmo, mas é possível alugar uma casa lá. Já pensou dormir e acordar nesse paraíso? A casa tem capacidade para 10 pessoas. É simples, mas tem tudo que você precisa. O Rio passa na frente da casa e de lá fica mais fácil visitar as cachoeiras.

Dicas do que levar

Lá é mato! Então provavelmente vai ter bichinhos, como abelhas, mosquitos e carrapatos. Então leve repelente, calça comprida, antialérgico, caso tenha alergia a picadas de insetos.

Lanche também lanche para a trilha, protetor solar, calçado fechado e confortável, proteção para a cabeça  (chapéu, boné), roupa de banho.

Isah! Companheira de aventuras que me chamou pra EcoBocaina

Ah! Sabe outra coisa linda? A EcoBocaina é tocada por uma família super gente boa e acolhedora. Lá eu conheci o Niraldo , a Leonor e o Thiago. Além de poderem te dar uma aula sobre a história da região, eles são mega empreendedores.

Lá, eles fazem a captação de água mineral das nascentes. É a água mineral Buriti. Então você tanto pode comprar água lá quanto levar sua garrafinha e encher ao longo do caminho. Tem várias nascentes de água purinha.

Seu Niraldo com a água Buriti

Como chegar

EcoBocaina fica em Formosa. Pegar a BR 020 e seguir até o trevo de entrada para São Gabriel e Chapada dos Veadeiros. É a mesma entrada que vai para cachoeira Indaiá. Quando você pegar essa pista, anda cerca de 30 km de asfalto e vai ver uma entrada à direita. Ela não é muito bem sinalizada antes não. Tem que ficar atento. Depois são só 4 km de estrada de chão e chegou neste paraíso!

Muito lindo, né? Olha, aqui no blog você encontra mais dicas do que fazer em Brasília, incluindo mil e uma cachoeiras. No meu insta também tem mais opções. Além disso, tem a página no facebook para você ser notificado sempre que surgir evento ou atrações novas!

Galera seeeeensacional que fez a trilha comigo!

Esse conteúdo foi útil? Deixe aqui seu comentário. Se tiver dúvidas, deixa nos comentários também que eu respondo.