Segundo associada do Sindicato de Turismo Rural do Distrito Federal ( RuralTur ), Sílvia Pinheiros, a área de Brazlandia teve várias queimadas e algumas ficaram sem respostas ou explicações. Uma solução para acompanhar se há índices reais de queimadas induzidas/criminosas, seria a implementação de monitoramento por câmeras, drones e as tecnologias usuais para a questão na região.

A vasta malha rural do Distrito Federal segue enfrentando várias queimadas, pois nos últimos dias foi registrados temperaturas com alto índice de calor.

Número de queimadas no Distrito Federal aumenta 28% neste ano

( Correio Braziliense )

Só em outubro/2019, Corpo de Bombeiros registrou mais de 4 mil chamados ocorrência de incêndios em matas neste ano. Com 3.172 registros no primeiro semestre, 2019 tem 28% mais queimadas do que os 2.465 anotados no mesmo período do ano passado.

Imagens via WhatsApp / Sílvia Pinheiro

Incêndios | Só nos primeiros 15 dias de agosto, os bombeiros atenderam 995 chamados para combater o fogo no cerrado

Setembro bateu recorde histórico de baixa umidade: 8%.

( Inmet )

[ Bate papo ]
E
ntrevista empresária Sílvia Pinheiros,
proprietária do Sítio Pinheiros

01 | Qual sua opinião sobre as queimadas?

Existem aquelas que são ocasionais, mas ha outras que suspeitamos que possa ter sido ocasionada. É preciso utilizar a tecnologia favor da prevenção e acompanhamento.

02 | Qual solução sugere ?

Acredito que precisamos de mais fiscalizações e de equipamentos de combate aos incêndios.!

03 | É comum o acontecimento, nos últimos anos sempre foi assim?

Os incêndios aumentaram assustadoramente. Há uns 20 anos atrás isso não era comum. Acho que falta cuidados.

O que diz o GDF e a Secretaria de Meio Ambiente

Em maio, o GDF decretou situação de emergência ambiental. A medida vale até novembro e prevê, entre outras ações, a contratação emergencial de brigadas distritais que atuarão no combate aos incêndios florestais em parques e unidades de conservação de Brasília. Também permite a compra de equipamentos de proteção individual para equipes que atuarem diretamente no controle das chamas.

Reportagem: Guia Brasília Rural | @GuiaBrasíliaRural